Home Notícias 30 bancos são notificados pela Codecon durante primeiro semestre em Salvador

30 bancos são notificados pela Codecon durante primeiro semestre em Salvador

2 min read
Comentários desativados em 30 bancos são notificados pela Codecon durante primeiro semestre em Salvador
0
10

Neste primeiro semestre de 2018, 30 bancos de Salvador foram notificados pela Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), por desrespeito à Lei dos 15 Minutos (5.978/2001), que obriga a instituição financeira a prestar atendimento dentro desse prazo. Ao todo, o órgão informou que vistoriou 211 bancos na capital baiana durante a Operação 15 minutos.

Quinze bancos localizados na Pituba e Cidade Baixa foram vistoriados pela Codecon nesta semana, sendo que apenas uma instituição, na Pituba, foi notificada por desrespeito à Lei dos 15 Minutos. A operação continua até amanhã (3).

Segundo a Codecon, a instituição que descumprir a determinação paga uma multa no valor entre R$ 600 a R$ 6 milhões. Após a quinta reincidência, o banco poderá ser punido com a suspensão do alvará de funcionamento. Os bancos têm até dez dias, a partir da notificação, para apresentar a defesa.

Durante a operação, o uso de celular dentro dos bancos e o atendimento prioritário voltado para idosos, gestantes e pessoas com deficiência também foram analisados. Apenas um banco foi notificado por uso de celular dentro da instituição, no mês de abril.

O consumidor pode denunciar qualquer irregularidade cometida pelos bancos através do Fala Salvador, no número 156.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar Mais Por Redação
Carregar mais em Notícias
Comentários fechado.

Vejam também

Corpos são encontrados na linha do trem em Plataforma

Dois jovens foram encontrados mortos debaixo da ponte da linha do trem, no Subúrbio Ferrov…