Home Esportes Baía de Todos os Santos será palco do 1º Festival Náutico

Baía de Todos os Santos será palco do 1º Festival Náutico

7 min read
Comentários desativados em Baía de Todos os Santos será palco do 1º Festival Náutico
0
110

O prefeito ACM Neto lançou na manhã desta terça-feira (17) o 1º Festival Náutico Salvador. O evento será realizado nos dias 20, 22, 28 e 29 de novembro na Baía do Todos os Santos. Segundo o prefeito ACM Neto, o festival entra para o calendário anual de eventos, para fortalecer o setor náutico, o turismo e os esportes aquáticos na capital baiana.
Quatro competições vão integrar o festival. Além disso, também estão programadas exposições e desfiles de equipamentos e veículos. A população poderá acompanhar de perto desde as largadas até as premiações. “É preciso desenvolver todo o seu potencial, gerando crescimento turístico e econômico para nossa cidade. Esse evento, com certeza, contribuirá para isso”, disse o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington.
Para o prefeito ACM Neto, o festival vai explorar todo o potencial da Baía de Todos os Santos para sediar eventos e competições náuticos. “Nós colocamos os esportes náuticos na agenda prioritária da nossa cidade. Salvador tem tudo para se posicionar como cidade que sedia grandes eventos náuticos”, afirmou.

Segundo ele, a expectativa é que o festival ganhe uma maior dimensão no decorrer dos anos como aconteceu com outros festivais promovidos pela prefeitura. “Os eventos começam de um tamanho e vão ganhando proporção. Esperamos que se torne um dos maiores eventos do país nesse segmento”, concluiu.

Para o comodoro do Yacht Club da Bahia, Marcelo Sacramento, o festival vai despertar o turismo náutico. “Temos um tesouro que é muito pouco explorado. A partir de eventos como esse poderemos despertar o turismo náutico e movimentar a economia”, disse durante o lançamento.

Competições
A competição inaugural será o 1º Campeonato de Vela Jovem, disputado por jovens atletas de até 18 anos entre a próxima sexta-feira (20) e o domingo (22). As regatas serão divididas nas classes Laser, Hobbie Cat16 e 29er e acontecerão a partir das 13h entre o Farol da Barra e o Morro do Cristo. A partida será aberta ao público e contará com a participação de nadadores e comentaristas.

No dia 22, terá o 6º Yacht Fast Swin. A prova de natação em águas abertas terá largada e chegada no Porto da Barra. Serão quatro baterias de 500m, que também serão abertas ao público.

No dia 28, é a vez da competição entre lanchas e jet-skis no 6º Rally Náutico da Bahia. Cerca de 40 embarcações com atletas de outros estados terão largada na praia do Porto da Barra e seguirão um trajeto determinado pela organização, mantendo médias horárias e preestabelecidas. O evento acontecerá das 10h às 13h.

O encerramento do festival ocorre no dia 29, com o 3º Desafio Travessia Mar Grande-Salvador. Cerca de 150 participantes de Stand Up Paddle e Canoa Havaiana vão fazer o trajeto de 10 km entre a Praia de Jaburu, em Mar Grande, e o Porto da Barra. Serão 12 equipes com uniforme de cores diferentes.

Exposições e ações
A Marinha do Brasil montará estandes na região do Farol da Barra, onde crianças poderão participar de oficinas de nós, além de exposição e desfile de embarcações. No dia 20, a 20ª Edição da Campanha Legal no Mar – Navegue com Segurança vai conscientizar os proprietários, condutores e tripulantes sobre como trafegar com segurança e prevenir a poluição hídrica.

O capitão de esportes da Marinha, Paulo Cezar Soares Pinheiro, explicou que durante o festival serão realizadas ações de conscientização e fiscalização. “É uma parceria para que a gente possa fazer o trabalho da Marinha. Estamos dispostos a estar sempre presente para garantir a segurança no mar”, explicou.

Uma ação de conscientização na região do Porto da Barra também será feita pela Secretaria Cidade Sustentável. Os grupos estarão na manhã do dia 28 andando pela praia e sensibilizando banhistas, com a entrega de sacolas de lixo para vendedores, comerciantes e banhistas. A Escola de Vela do Yacht Clube da Bahia também estará no local.

 

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar Mais Por Redação
Carregar mais em Esportes
Comentários fechado.

Vejam também

Clubes de remo de Salvador recebem barcos da Sudesb

Clubes de remo de Salvador receberam, neste domingo, 25, quatro barcos lambaris, nome atri…