Home Notícias Codecon fiscaliza escolas para coibir reajuste de matrícula abusivo

Codecon fiscaliza escolas para coibir reajuste de matrícula abusivo

3 min read
Comentários desativados em Codecon fiscaliza escolas para coibir reajuste de matrícula abusivo
0
14

Equipes da Coordenadoria de Defesa do Consumidor (Codecon), vinculada à Secretaria de Ordem Pública (Semop), já fiscalizaram 24 escolas particulares de Salvador em 2017 após solicitação do Ministério Público da Bahia. O órgão, listou selecionou 29 unidades de ensino para serem avaliadas quanto a legalidade do reajuste anual e a adequação da lista de material.

Dos 24 estabelecimentos inspecionados, 17 foram notificados pela exigência de materiais inadequados em listas escolares. Nesta terça-feira (11), por exemplo, dois estabelecimentos foram fiscalizados no bairro de Ondina, sendo um notificado para o envio da lista de material e planilha de custo, já que o responsável não foi localizado. No caso das que forem identificadas aplicando reajuste abusivo, a Codecon enviará o caso para que o Ministério Público tome as providências.

“Nenhuma escola pode pedir ao aluno material de uso coletivo, como os de limpeza e papel ofício, por exemplo. Na nossa visita, pedimos também que entreguem o plano de execução que descreve as atividades pedagógicas realizadas pelo aluno durante o ano letivo e que comprovam o uso do material pedido na lista”, explica a chefe do setor de fiscalização da Codecon, Rose Estrela.

Caso seja verificada irregularidades na lista de material, a unidade escolar é notificada para que regularize a situação. Caso não o faça, o estabelecimento é autuado e pode receber multa que pode variar de R$300 a R$ 3 milhões. A planilha de custo é analisada pelo setor de cálculo da Codecon para verificar se o aumento é abusivo ou não. As vistorias podem ser solicitadas através do telefone 156 (Fala Salvador).

 

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar Mais Por Redação
Carregar mais em Notícias
Comentários fechado.

Vejam também

Clubes de remo de Salvador recebem barcos da Sudesb

Clubes de remo de Salvador receberam, neste domingo, 25, quatro barcos lambaris, nome atri…