Home Cultura Conheça Já o Livro o Menino Negro do Autor Baiano Rafael Santos

Conheça Já o Livro o Menino Negro do Autor Baiano Rafael Santos

6 min read
Comentários desativados em Conheça Já o Livro o Menino Negro do Autor Baiano Rafael Santos
0
13

Biografria do autor

Rafael Santos de Souza, nasceu no dia 24 de outubro de 1967 em um Sítio no Distrito de Ubiraitá, município de Andaraí- Ba. O primeiro dos 13 filhos dos agricultores Lourisvaldo José de Souza e dona Sirzina Amélia de Carvalho.
Rafael começou a trabalhar na roça com seis anos de idade, onde fez de tudo: arrancou toco, feijão, quebrou mamona e milho, capinou etc. Viveu uma vida muito difícil, morou numa casinha de enchimento coberta de palha com seus pais e irmãos, onde passaram por grandes sofrimentos e só aos 9 anos começou a ser alfabetizado no Sítio vizinho.
Aos 11 anos, sua família mudou- se para o Distrito de Salobro Município de Canarana-Ba, foi recebido pelo casal Denizar e Diomar onde morou por um tempo. Em seguida, mudou-se para a Ladeira Vermelha, morou por seis meses e lá, voltou a estudar. Em julho de 1979, voltaram para uma casinha de enchimento na Rua do Lajedo em Salobro e no ano seguinte ele entrou para a Escola Rural de Salobro, hoje Maximino Martins com a professora Miralva Mendes e graças a ela e as professoras filhas de Maximino ele concluiu o primário, elas ajudavam com material.
Em 1983 foi para o ginásio no Educandário Cenecista Catão Dourado, hoje Escola Municipal Catão Dourado, onde só estudou naquele ano. Foi aí que ele leu o primeiro livro: O Menino de Asas de Homero Homem e começou a sonhar em ser escritor, mas parou de estudar por cinco anos por falta de condições financeiras. Esse foi um dos momentos mais tristes de sua vida, porque ele amava a escola, e essa saída tirava qualquer esperança de melhorar sua vida.
Continuou trabalhando na roça e quebrando pedra até 1988, quando adoeceu, sofreu uma grave cirurgia e teve que parar de trabalhar e foi aí que ele começou ter a ideia de seu primeiro livro: Esperança não Mata, ainda não publicado. Em janeiro de 1989 ele começou a trabalhar como cambista e nesse mesmo ano voltou novamente a estudar e concluiu O Magistério: professor nível I em 1994. Foi durante o estágio, que o então já publicado: O Menino Negro começou a ser escrito. Vale lembrar, que durante sua vida, ele fez vários tipos de trabalho: na roça, quebrou pedra, além de ter sido cambista; assim como participou de muitos movimentos sociais como associações, times de futebol, comissões de festa, além de grupos de teatro, como por exemplo, O GRUTESA ( O Grupo Teatral Salobrense), em l996.
Nesse mesmo ano, passou no Concurso Público para Agente Comunitário de Saúde,onde trabalha até hoje. Foi candidato a vereador em 2004 pelo partido dos trabalhadores e Ex Secretário de Saúde do Município de Canarana. Hoje é locutor da Rádio nova FM Comunitária, faz parte do Conselho da sua Paróquia como Coordenador do Terço dos Homens, além de fazer parte da Coordenação Estadual do CEBI- BA ( Centro de Estudo Bíblico). É casado com a professora Célia e é pai de três filhos: João Victor, Agrícia Rafaela e Paulo Levi.

 

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar Mais Por Redação
Carregar mais em Cultura
Comentários fechado.

Vejam também

Clubes de remo de Salvador recebem barcos da Sudesb

Clubes de remo de Salvador receberam, neste domingo, 25, quatro barcos lambaris, nome atri…