Home Notícias Dilma sanciona lei que pode reduzir até 30% de salário do trabalhador

Dilma sanciona lei que pode reduzir até 30% de salário do trabalhador

3 min read
Comentários desativados em Dilma sanciona lei que pode reduzir até 30% de salário do trabalhador
0
106

A presidente Dilma Rousseff (PT) sancionou sem vetos a lei que institui o Programa de Proteção ao Emprego (PPE). O programa prevê a redução temporária da jornada de trabalho, com diminuição de até 30% do salário. Para isso, o governo arcará com 15% da redução salarial, usando recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). A iniciativa serve para ajudar empresas que estão em dificuldades com a crise econômica enfrentada pelo país.

No início de julho, Dilma editou a medida provisória que criou o programa e o Senado aprovou o texto no final de outubro. Nos quatro meses de vigência da medida provisória, segundo o Governo, foram aprovadas 33 adesões ao PPE, beneficiando 30.368 trabalhadores. Ainda segundo o executivo federal, outras 42 solicitações estão em análise envolvendo o emprego de 12.264 trabalhadores.

“Para as empresas [é vantajoso], porque, além de rápido [o processo de adesão], podem ajustar sua produção sem abrir mão dos seus trabalhadores; para os trabalhadores porque preserva emprego e a maior parte de rendimentos; para o governo federal, porque, diante da crise, essa é uma medida de proteção ao emprego, e, além disso, é possível que o gasto com o PPE seja menor do que com o seguro-desemprego e ainda preserva a arrecadação das contribuições sociais”, disse Dilma.

Pela proposta, para que o regime diferenciado seja aplicado, é necessário que ele seja acertado em acordo coletivo de trabalho específico com a entidade sindical. Para participar do programa, a empresa deve comprovar que passa por dificuldade econômico-financeira, demonstrar regularidade fiscal, previdenciária e conformidade com o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A adesão ao PPE pode ser feita até o fim de dezembro do ano que vem e a vigência vai até dezembro de 2017.

 

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar Mais Por Redação
Carregar mais em Notícias
Comentários fechado.

Vejam também

Clubes de remo de Salvador recebem barcos da Sudesb

Clubes de remo de Salvador receberam, neste domingo, 25, quatro barcos lambaris, nome atri…