Home Entretenimento Eventos Festejos ao Senhor Bom Jesus dos Navegantes começam na terça-feira

Festejos ao Senhor Bom Jesus dos Navegantes começam na terça-feira

5 min read
Comentários desativados em Festejos ao Senhor Bom Jesus dos Navegantes começam na terça-feira
0
12

Os festejos em homenagem ao Senhor Bom Jesus dos Navegantes e de Nossa Senhora da Boa Viagem começam na terça-feira (27), a partir das 5h, quando haverá alvorada com queima de fogos e repicar dos sinos. O tema deste ano é “O olhar fixo em Jesus: a vocação da família”.

Ainda no primeiro dia dos festejos, terça-feira, os fiéis participarão da missa às 7h30 e em seguida, ocorre a lavagem do templo e de um momento de oração, que deve acontecer por volta das 9h30. Às 11h, haverá o hasteamento da bandeira da Devoção do Senhor Bom Jesus dos Navegantes. A última missa deste dia será às 20h.

Já de 28 a 30 de dezembro acontecerá o tríduo preparatório para a festa. A cada noite os fiéis se encontrarão na igreja da Boa Viagem, às 20h, e refletirão sobre sub-temas definidos pela arquidiocese.

No dia 31 de dezembro haverá a descida da galeota Gratidão do Povo ao mar, às 8h. A missa do embarque, às 15h30, será presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger. Às 17h, a imagem do Bom Jesus dos Navegantes sairá em procissão da igreja até a galeota. Em seguida começa a procissão marítima da Boa Viagem para o cais do Porto de Salvador, de onde a imagem seguirá em procissão terrestre para a Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia.

No dia 1º de janeiro de 2017, Dom Murilo presidirá a missa às 8h, na Basílica da Conceição da Praia. Já os devotos que estiverem na Boa Viagem participarão de missa às 9h. Por volta das 10h, terá início a procissão terrestre com as imagens de Nossa Senhora da Conceição da Praia e do Senhor Bom Jesus dos Navegantes até o píer da Capitania dos Portos.

Apenas a imagem de Bom Jesus dos Navegantes será embarcada e seguirá em procissão marítima de volta à Igreja da Boa Viagem, onde, no mesmo horário do embarque da imagem, o padre Ricardo Henrique presidirá a missa.

A procissão marítima deverá chegar à praia da Boa Viagem às 12h30, quando a imagem de Bom Jesus dos Navegantes será recebida pela imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem. Após o recolhimento das imagens para a veneração dos fieis, o templo será fechado às 15h.

As imagens voltarão a ficar acessíveis à comunidade no dia 2 de janeiro, das 18h às 20h30, e nos dias seguintes das 6h às 11h e das 18h às 20h30. No dia 8 de janeiro, acontecerá a reza do Terço, às 15h30, e a missa, às 16h, sendo essas duas atividades na Praça da Boa Viagem.

Imagem de Bom Jesus dos Navegantes chega à Praia da Boa Viagem (Foto: Jefferson Peixoto /Ag Haack)
Imagem de Bom Jesus dos Navegantes chega à Praia da Boa Viagem (Foto: Jefferson Peixoto /Ag Haack)

Logo após a Missa campal haverá procissão terrestre, que percorrerá a avenida Luís Tarquínio, passará pela praça Irmã Dulce, avenida Dendezeiros, Baixa do Bonfim, Rua da Imperatriz e retornará para o Largo da Boa Viagem.

Com informações do G1

 

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar Mais Por Redação
Carregar mais em Eventos
Comentários fechado.

Vejam também

Um homem foi preso acusado de roubos e trafico de drogas no Estaleiro do Bonfim

Na tarde desta quinta-feira (5), um homem foi preso suspeito de trafico de drogas na regiã…