Home Itapagipe Hemoba intensifica coleta para atender demanda do Carnaval

Hemoba intensifica coleta para atender demanda do Carnaval

4 min read
Comentários desativados em Hemoba intensifica coleta para atender demanda do Carnaval
0
12

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) intensificou a campanha de doação de sangue para atender a demanda do período do Carnaval. Segundo a Hemoba, em janeiro deste ano, em comparação com o ano passado, as doações caíram 12%.

A diretora de Hemoterapia da fundação, Iraíldes Santana, explica que, para ser doador, o candidato precisa ter entre 16 e 69 anos (os menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal), estar em boas condições de saúde, pesar mais de 60 quilos e não beber nas 12 horas que antecedem à doação. Não é necessário estar em jejum, mas ter dormido pelo menos seis horas antes da coleta.

“O procedimento é totalmente seguro. O candidato é avaliado previamente, em entrevista e com exame clínico. Além do fato de a cidade ficar cheia nesta época do ano, podendo fazer com que a demanda aumente, o maior problema é que, historicamente, o número de doações cai, porque as pessoas geralmente participam de festas, bebem, perdem noites e deixam de estar aptas para doar. Então, é necessário reforçar o estoque com antecedência, com doações regulares”, disse Iraíldes.

Além dos acidentes e doenças que demandam a transfusão ocasional, há doenças que exigem o procedimento periodicamente, tornando a necessidade de haver sempre sangue no estoque.

Onde doar
Atualmente, a Hemoba é composta por 25 Unidades de Coleta distribuídas por todo o estado, além de dois Hemóveis – ônibus que circulam entre empresas e comunidades, a fim de captar doadores voluntários.

Unidades em Salvador
Hemocentro coordenador – Localizado na Ladeira do HGE, a Avenida Vasco da Gama – De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 12h30.

Hospital do Subúrbio – De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30.

Hospital Santo Antônio – Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), no Largo de Roma, na Cidade Baixa – De segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13 às 16h.

SAC Cajazeiras – De segunda a sexta-feira, das 7 às 15h

Hemóveis
Roteiros itinerantes, divulgados semanalmente nas páginas da Hemoba

No interior do estado, a Hemoba está presente nos municípios de Eunápolis, Alagoinhas, Hospital do Oeste – Barreiras, Brumado, Camaçari, Feira de Santana, Guanambi, Irecê, Itaberaba, Itapetinga, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Santo Antonio de Jesus, Seabra, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista e Valença.

 

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar Mais Por Redação
Carregar mais em Itapagipe
Comentários fechado.

Vejam também

Clubes de remo de Salvador recebem barcos da Sudesb

Clubes de remo de Salvador receberam, neste domingo, 25, quatro barcos lambaris, nome atri…