Home Cultura Museu da Igreja do Bonfim é reaberto para visitação

Museu da Igreja do Bonfim é reaberto para visitação

3 min read
Comentários desativados em Museu da Igreja do Bonfim é reaberto para visitação
0
14

A história dos mais de 260 anos da Basiílica Santuário Senhor do Bonfim pode agora ser mais bem conhecida no museu dedicado à instituição, recentemente reaberto após um cuidadoso trabalho de reorganização de seu acervo. Pelas galerias, os visitantes terão a oportunidade de ver imagens sacras, objetos litúrgicos (cálice, sinetas, relicários), vestimentas de sacerdotes e fotografias, entre outros objetos.

A principal coleção do acervo reúne 36 quadros a José Teófilo de Jesus, da Escola Baiana de Pintura, que retratam cenas da Bíblia. Mas o maior destaque do memorial são os ex-votos (pinturas, placas e réplicas de partes do corpo) que fieis depositam na Sala dos Milagres para agradecer as bênçaos do Senhor do Bonfim. A tradição de retribuir as graças alcançadas remonta a 1754, ano de abertura da igreja.

– A própria igreja é um ex-voto – explica Francisco Pitanga, conselheiro do Santuário, em referência ao fato de que a basílica foi construída como pagamento de uma promessa feita pelo capitão de mar e guerra da Marinha portuguesa Theodózio Rodrigues de Faria, após sobreviver a uma tempestade.

As visitas podem ser feitas de terça-feira a domingo, das 8h às 17h, e o ingresso custa R$5. Além da reabertura do museu, a administração da igreja liberou o acesso a uma das torres, que oferece vista privilegiada da Baía de Itapagipe.

O turismo religioso atrai mais de cinco milhões de visitantes à Bahia a cada ano e a lavagem das escadarias do Bonfim, na segunda quinta-feira de janeiro, costuma a ser acompanhada por cerca de 800 mil pessoas, que fazem um cortejo de oito quilômetros entre o Largo da Igreja da Conceição da Praia e o Largo da Igreja do Bonfim, conhecido como Colina Sagrada.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar Mais Por Redação
Carregar mais em Cultura
Comentários fechado.

Vejam também

Corpos são encontrados na linha do trem em Plataforma

Dois jovens foram encontrados mortos debaixo da ponte da linha do trem, no Subúrbio Ferrov…