Home Notícias Tarifa do metrô de Salvador começará a ser cobrada com valor igual ao do ônibus

Tarifa do metrô de Salvador começará a ser cobrada com valor igual ao do ônibus

6 min read
Comentários desativados em Tarifa do metrô de Salvador começará a ser cobrada com valor igual ao do ônibus
0
155

Um acordo entre o governo do estado e a prefeitura de Salvador foi selado para a estabelecer, enfim, uma tarifa de metrô de Salvador. O usuário do transporte coletivo vai pagar o mesmo valor do ônibus. A priori, serão cobrados R$ 3 pelo sistema integrado que inclui, além do metrô, as linhas de ônibus metropolitano e convencional.

Com a possibilidade da tarifa do ônibus em Salvador aumentar para R$3,30 ainda neste mês de dezembro, o bilhete do metrô, necessariamente, vai acompanhar o valor. O usuário pagará uma tarifa e terá direito a andar pelos “três braços” (metrô, ônibus metropolitano e convencional).

O metrô passará a ser cobrado a partir da inauguração da Estação Pirajá, que deve começar a funcionar na segunda quinzena de dezembro.

De acordo com a Secretária Estadual de Comunicação, o governo aguarda apenas os últimos  detalhes técnicos para divulgar oficialmente o valores cobrados e a extensão de todas as linhas, onde os ônibus vão parar e quais entrarão nas estações do metrô de Salvador.

A promotora do Ministério Público da Bahia, Rita Tourinho, em contato com o Bocão News, explicou que um procedimento foi aberto no órgão fiscalizador para acompanhar o acordo sobre o valor da tarifa.

“Na verdade já fizemos quatro reuniões no Ministério Público sobre a matéria e a última resposta que tivemos foi no sentido de que o Estado e o Munícipio estariam chegando a um consenso. Deixamos que os entes decidissem e caso não houvesse um acordo, ajuizaríamos uma demanda”, afirmou Rita Tourinho.

Na opinião da diretora técnica do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Salvador (Setps), Ângela Levita, a demora do governo do estado estabelecer um valor se deu pela necessidade de viabilizar financeiramente o metrô de Salvador.

“Agora, teremos que conciliar as determinações de dois poderes, a prefeitura e o estado nesta integração. É um fato novo. Acredito que em relação à tarifa, a Sedur teve dificuldades em viabilizar o financiamento deste novo sistema. O estado fez o metrô num padrão altíssimo  e não quer que dê prejuízo”, opinou.

Excluídos

Em audiência pública na Câmara Municipal de Salvador, na manhã desta quinta-feira (3), os vereadores da Comissão de Transporte, Trânsito e Serviços Municipais questionaram a exclusão da Casa Legislativa no processo de debate para a se chegar ao valor da tarifa.  O presidente do colegiado, Euvaldo Jorge (PP), o vice-presidente, Pedrinho Pepê (PMDB), além de Arnando Lessa bradaram por causa da falta de informações mais detalhadas sobre a tarifa.

“É constrangedor chegarmos nos bairros, a população perguntar em que pé está e nós, vereadores, representantes dos moradores de Salvador, não termos informação para dar. Para nós, integrantes da Comissão de Transporte, é ainda pior porque temos toda a legitimidade para participar deste debate”, declarou Euvaldo Jorge.

Nota oficial

A Secretaria de Comunicação, através de nota oficial encaminhada ao Bocão News, informou que o valor da tarifa do metrô e o esquema de integração entre os diversos meios de transporte da capital baiana serão amplamente divulgados imediatamente após a definição dos últimos detalhes do início da operação comercial do sistema metroviário Salvador x Lauro de Freitas.

 

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar Mais Por Redação
Carregar mais em Notícias
Comentários fechado.

Vejam também

Clubes de remo de Salvador recebem barcos da Sudesb

Clubes de remo de Salvador receberam, neste domingo, 25, quatro barcos lambaris, nome atri…