Home Notícias Acesso ao abastecimento de água é tema de seminário em Salvador

Acesso ao abastecimento de água é tema de seminário em Salvador

2 min read
Comentários desativados em Acesso ao abastecimento de água é tema de seminário em Salvador
0
83

Trazendo o tema ‘Universalização do acesso à água – Desafios do saneamento Rural’, a Bahia vai sediar neste mês de novembro o ‘X Seminário Sisar e Centrais’. Nos dias 5, 6 e 7, o evento, que ocorre de forma itinerante pelo Nordeste, será sediado no auditório da União dos Prefeitos da Bahia (UPB), em Salvador, realizado pelo Instituto Sisar e pelas Centrais de Associações Comunitárias do Piauí e Ceará.

Estas Centrais funcionam como um modelo de gestão que assegura a prestação dos serviços de saneamento básico, de forma autogerida e autossustentável. Elas contribuem também para o desenvolvimento social e econômico das zonas rurais. Sua constituição por uma federação de associações tem o objetivo de viabilizar economicamente a gestão comercial e a manutenção dos sistemas de abastecimento de água por ela operados, através da cobrança de uma tarifa compatível com as condições socioeconômicas da população.

“Esse é um modelo de gestão sustentável, com ações que contribuem pra o desenvolvimento social e a preservação ambiental, além de desenvolver a agricultura familiar, promovendo geração de renda para a população da zona rural”, explica Leonardo Góes, secretario de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS).

Já estão em funcionamento, na Bahia, as Centrais de Jacobina e de Seabra, implantadas pela Companhia de Engenharia Hídrica e de saneamento da Bahia (Cerb), vinculada à SIHS.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar Mais Por Pedro Silveira Leite
Carregar mais em Notícias
Comentários fechado.

Vejam também

Nessa madrugada, uma lancha afundou na região do Corredor da Vitória

Uma lancha afundou parcialmente na Baía de Todos-os-Santos nesta sexta-feira, 17. A Marinh…