Home Cultura Baianos e turistas celebram Iemanjá; políticos também se reúnem

Baianos e turistas celebram Iemanjá; políticos também se reúnem

3 min read
Comentários desativados em Baianos e turistas celebram Iemanjá; políticos também se reúnem
0
55

ilhares de baianos e turistas celebram o Dia de Iemanjá, a orixá das águas, neste sábado (2), no bairro do Rio Vermelho, em Salvador. Além dos fiéis, políticos fazem o segundo termômetro eleitoral do ano, após a Festa do Bonfim, na segunda quinta-feira do ano. O governador Rui Costa (PT) é aguardado logo pela manhã. Com a tradição de chegar por volta das 6h, o chefe do Executivo baiano ainda não apareceu no festejo popular.

Já o prefeito ACM Neto (DEM) comparece a celebração à tarde. Ele e sua equipe estarão na Colônia de Pescadores por volta das 15h levando o “presente a Iemnajá”.

A aposentada Maria Vitalina, 72 anos, é um exemplo. “Há mais de 20 anos eu repito essa tradição. Venho aqui pedir não só por mim e pela minha família, mas pedirIemanjá por todos os brasileiros, por um país melhor e hoje, especialmente peço que o novo presidente tenha pena da maioria dos pobres, pois nosso país está em situação de tristeza”.

A festa

Por volta das 5h, uma alvorada de fogos de artifício marcou a chegada do presente principal ao Rio Vermelho. A celebração é uma das principais do calendário de festas populares da Bahia.

Durante todo o dia, uma enorme fila se forma na Rua da Paciência para a entrega dos presentes. As celebrações para Iemanjá começaram na sexta-feira (1º), com a abertura do Caramanchão, local onde são colocados os presentes levados por pescadores para a Rainha do Mar.

Os presentes podem ser deixados ao lado da Colônia de Pescadores Z1, próximo ao Largo de Santana, a partir das 7h desde sábado.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar Mais Por Pedro Silveira Leite
Carregar mais em Cultura
Comentários fechado.

Vejam também

Bahia fecha preparação para duelo contra o Cruzeiro

O elenco do Bahia finalizou a preparação para enfrentar o Cruzeiro, neste sábado (20), às …