Home Cultura Baianos e turistas celebram Iemanjá; políticos também se reúnem

Baianos e turistas celebram Iemanjá; políticos também se reúnem

3 min read
Comentários desativados em Baianos e turistas celebram Iemanjá; políticos também se reúnem
0
77

ilhares de baianos e turistas celebram o Dia de Iemanjá, a orixá das águas, neste sábado (2), no bairro do Rio Vermelho, em Salvador. Além dos fiéis, políticos fazem o segundo termômetro eleitoral do ano, após a Festa do Bonfim, na segunda quinta-feira do ano. O governador Rui Costa (PT) é aguardado logo pela manhã. Com a tradição de chegar por volta das 6h, o chefe do Executivo baiano ainda não apareceu no festejo popular.

Já o prefeito ACM Neto (DEM) comparece a celebração à tarde. Ele e sua equipe estarão na Colônia de Pescadores por volta das 15h levando o “presente a Iemnajá”.

A aposentada Maria Vitalina, 72 anos, é um exemplo. “Há mais de 20 anos eu repito essa tradição. Venho aqui pedir não só por mim e pela minha família, mas pedirIemanjá por todos os brasileiros, por um país melhor e hoje, especialmente peço que o novo presidente tenha pena da maioria dos pobres, pois nosso país está em situação de tristeza”.

A festa

Por volta das 5h, uma alvorada de fogos de artifício marcou a chegada do presente principal ao Rio Vermelho. A celebração é uma das principais do calendário de festas populares da Bahia.

Durante todo o dia, uma enorme fila se forma na Rua da Paciência para a entrega dos presentes. As celebrações para Iemanjá começaram na sexta-feira (1º), com a abertura do Caramanchão, local onde são colocados os presentes levados por pescadores para a Rainha do Mar.

Os presentes podem ser deixados ao lado da Colônia de Pescadores Z1, próximo ao Largo de Santana, a partir das 7h desde sábado.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar Mais Por Pedro Silveira Leite
Carregar mais em Cultura
Comentários fechado.

Vejam também

Diversos pontos turísticos estão com iluminação especial em homenagem a Irmã Dulce.

Irmã Dulce, que passa a ser denominada Santa Dulce dos Pobres, a partir deste domingo, 13,…