Home Bairros Casa desaba e arrasta poste na Gamboa

Casa desaba e arrasta poste na Gamboa

4 min read
Comentários desativados em Casa desaba e arrasta poste na Gamboa
0
58

Parte de uma casa desabou na Gamboa de Baixo, em Salvador, levando um poste, por volta de 1h desta segunda-feira (8). A proprietária da residência, a autônoma Gleide passos, 39 anos, lamentou perder 10 anos de investimentos no imóvel. “Perdi tudo. Gastei R$ 30 mil só com a reforma do primeiro andar, mais R$ 5 mil no segundo andar, mais móveis e eletrodomésticos. Tudo virou escombros e lixo, não posso nem entrar para pegar roupas, nem documentos. Tudo virou lixo”.

No momento do desabamento, a proprietária da residência estava na casa da companheira e escapou da tragédia. “Os vizinhos que me ligaram, na madrugada, e avisaram que a casa estava desabando. Desde então, estou aqui olhando minha casa descer pelo barranco aos poucos”, lamentou.

Ainda de acordo com Gleide, além das fortes chuvas que atingiram Salvador nesta madrugada, o desabamento poderá ter outra causa. Segundo ela, um encanamento da Embasa que despejava água no terreno pode ter contribuído para o desabamento. “Há três meses, um esgoto estava vazando e minando meu terreno. Os técnicos da Embasa vinham, faziam o conserto e cano voltava a vazar”, aponta.

Além da casa de Gleide, um poste, parte do caminho utilizado pelos moradores e encanamentos da rua também despencaram com o barro e escombros, situação que deixou o bairro da Gamboa sem água e sem luz em algumas partes.

Os moradores estão temerosos que o risco de deslizamento da casa impulsione  a queda do barranco, situação que pode levar dezenas de casas morro a baixo.

A moradora informou que técnicos da Codesal que estão no local irão direcioná-la para cadastramento no auxílio moradia. De acordo com a  Defesa Civil do Salvador (Codesal), os órgãos necessários serão acionados para afastar o risco. Ninguém ficou ferido na Gamboa.

De acordo com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), uma equipe está no local para avaliar a rede de água e esgoto, além de reparar os danos e fazer a manutenção da rede de abastecimento de água já está .

Balanço
Ainda de acordo com a Defesa Civil, de 0h até 6h46 desta segunda-feira (8), foram registrados 12 ocorrências. E o volume de chuva registrado em Salvador, nas últimas 24 horas foi de 164 milímetros, valor que se aproxima do esperado para o mês inteiro em Salvador, que era de 165 milímetros.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar Mais Por Pedro Silveira Leite
Carregar mais em Bairros
Comentários fechado.

Vejam também

Inscrições de concurso para Escola Naval da Marinha foram reabertas.

Agência Brasil A Marinha do Brasil reabriu ontem (21) as inscrições para o concurso de adm…