Home Bahia Decréscimo dos homicídios não tem qualquer relação com mudança de governo federal, diz Maurício Barbosa

Decréscimo dos homicídios não tem qualquer relação com mudança de governo federal, diz Maurício Barbosa

3 min read
Comentários desativados em Decréscimo dos homicídios não tem qualquer relação com mudança de governo federal, diz Maurício Barbosa
0
299

Presidente do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), o secretário da Segurança Pública da Bahia, Maurício Teles Barbosa, fez uma rápida análise sobre o estudo exposto pelo ex-ministro Ciro Gomes, que apontou ontem, em Salvador, na Assembléia Legislativa da Bahia (ALBa), uma redução significativa na taxa de homicídios no Brasil esse ano.

De acordo com o estudo, de janeiro a junho, foram registrados 14.373 homicídios no país. Nos 6 primeiros meses do ano passado foram 57.749 vítimas, enquanto em 2016 o número foi de 61.597. Já em 2014, foram 59.730 assassinatos de homens. Os números em relação a femicídios e feminicídios ainda não foram atualizados.

Barbosa disse ao Informe Baiano que “a diminuição das mortes violentas no Brasil, em 2019, é reflexo do trabalho incansável das forças estaduais de segurança, sem esquecer dos apoios incondicionais das polícias Federal e Rodoviária Federal que se desdobram mesmo sofrendo com a escassez de efetivo, equipamentos e recursos”.

“Importante também lembrar que o decréscimo dos homicídios se iniciou em 2018, comprovando não ter qualquer relação com a mudança de governo. Nestes seis primeiros meses de 2019 nenhuma ação efetiva do Governo Federal foi desempenhada. Formulamos um Plano Nacional de Segurança Pública, no ano passado, após estudos e debates e até o momento não foi colocado em prática. Os estados são cobrados quando os crimes acontecem e merecem o reconhecimento pela redução. Temos que valorizar os esforços, mesmo neste momento de crise econômica, das federações que seguem investindo em efetivos, tecnologia e estruturas. Importante deixar claro que continuamos sem receber recursos da União e aguardamos ansiosamente o pleno funcionamento do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), construído e pautado por nós, secretários estaduais”, finalizou o secretário da Segurança Pública da Bahia, Maurício Teles Barbosa.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar Mais Por Pedro Silveira Leite
Carregar mais em Bahia
Comentários fechado.

Vejam também

Inscrições de concurso para Escola Naval da Marinha foram reabertas.

Agência Brasil A Marinha do Brasil reabriu ontem (21) as inscrições para o concurso de adm…