Home Destaque do Dia É hoje. Bahia enfrenta Curitiba na estreia do brasileirão em Pituaçu

É hoje. Bahia enfrenta Curitiba na estreia do brasileirão em Pituaçu

7 min read
Comentários desativados em É hoje. Bahia enfrenta Curitiba na estreia do brasileirão em Pituaçu
0
23

Um novo ciclo se inicia para o Bahia nesta quarta-feira (12): pela 48ª vez, o tricolor vai estrear na Série A do Campeonato Brasileiro, contando desde 1959. O adversário na arrancada da principal competição do país é o Coritiba, a partir das 20h30, no estádio de Pituaçu.

O duelo marca a estreia do Bahia, mas é válido pela segunda rodada da competição. Por causa da final do Campeonato Baiano, a partida contra o Botafogo, que teria sido realizada no domingo, acabou adiada e ainda não tem nova data.

E como todo início, a expectativa de torcedores, jogadores e comissão técnica é de que um novo momento comece a ser escrito. O Brasileirão se apresenta para Roger Machado e elenco como a chance de dar a volta por cima.

O treinador vive momento de pressão após perder o título da Copa do Nordeste para o Ceará. Além disso, o time passou a ser criticado pelo baixo desempenho nas últimas partidas e carrega a lembrança da queda de rendimento ocorrida no segundo turno do ano passado.

Por isso, a missão na Cidade Tricolor é uma só: largar bem na Série A e amenizar a crise com o torcedor. “Futebol é bom por causa disso. Temos uma outra oportunidade nessa quarta-feira, estreia do Brasileiro, para retomar a confiança. A gente sabe que o torcedor está ferido pela perda do Nordeste, eles queriam muito, a gente também, mas por ocasiões não foi possível. A gente espera dar a volta por cima e quarta temos a oportunidade de começar o Brasileiro com o pé direito”, afirmou o volante Flávio.

Depois de ganhar a posição de titular do Bahia, Flávio vai começar a Série A pela primeira vez e destaca o bom início em 2019 como referência. “A gente precisa entrar como entrou no ano passado. Esperamos repetir a campanha de quando ficamos um bom tempo sem perder, conquistando pontos, e não ter a oscilação que tivemos para no final conquistar as coisas grandes que o Bahia merece”, analisou.

Rival encardido
Na busca pelo bom início na Série A, o Bahia tem um tabu a quebrar: o Coritiba é um daqueles times que fazem duelos encardidos quando enfrentam o tricolor. Basta analisar os números.

Nos 44 jogos que aconteceram entre os dois clubes, 25 terminaram empatados. O Bahia levou a melhor em seis duelos e o Coxa venceu 13.

A última vez que o Esquadrão ganhou do clube paranaense foi pela Copa do Brasil de 1999. Uéslei, Dimba e Lima Sergipano marcaram os gols da vitória por 3×0 que ajudou o Bahia a eliminar o alviverde paranaense nas oitavas de final do torneio.

Já pelo Campeonato Brasileiro, a seca de triunfos sobre o adversário é de 35 anos. A última vez que o tricolor venceu o confronto foi em 1985. Robson e Marinho marcaram para o clube baiano. Índio descontou para o Coxa na partida que terminou 2×1.

Os confrontos mais recentes entre Bahia e Coritiba ocorreram em 2017. Na Série A daquele ano, os clubes ficaram no empate por 0x0 no Couto Pereira, no primeiro turno, e 1×1 na Fonte Nova, no segundo.

Coritiba em crise 
De volta à Série A depois de dois anos na segunda divisão, o Coritiba também vive momento delicado. O time do técnico Eduardo Barroca estreou na Série A com derrota para o Internacional, por 1×0, no Couto Pereira, e ampliou a crise no clube.

O Coxa não vence há três partidas. Além do revés para o Inter, amargou derrotas também nos dois jogos da final do Paranaense e viu o Athletico conquistar o tricampeonato estadual.

Confira as prováveis escalações: 

Bahia: Douglas, Nino Paraíba, Lucas Fonseca, Juninho e Juninho Capixaba; Ronaldo, Flávio e Rodriguinho; Élber, Rossi e Fernandão.

Coritiba: Wilson, Natanael, Rodolfo Filemon, Sabino e William Matheus; Nathan Silva, Matheus Galdezani e Ruy; Wellissol, Robson e Igor Jesus.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar Mais Por Pedro Silveira Leite
Carregar mais em Destaque do Dia
Comentários fechado.

Vejam também

Cantor da banda Chicana morre em acidente de carro

O cantor da banda baiana Chicana, Tarcísio Freitas de Oliveira, conhecido como Tay, de 36 …