Home Itapagipe Cultura Itapagipe Galeota de Bom Jesus dos Navegantes receberá amanhã o laudo de inspeção que autoriza a utilização !

Galeota de Bom Jesus dos Navegantes receberá amanhã o laudo de inspeção que autoriza a utilização !

4 min read
Comentários desativados em Galeota de Bom Jesus dos Navegantes receberá amanhã o laudo de inspeção que autoriza a utilização !
0
327

O Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, recebe nesta quarta-feira, 4, às 9h, o laudo de inspeção que autoriza a Galeota Gratidão do Povo a navegar durante a Festa do Senhor Bom Jesus dos Navegantes. Famoso, o festejo popular acontece nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro.

A entrega da autorização da galeota será realizada pelo Comando do 2º Distrito Naval, na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, localizada no bairro da Boa Viagem, em Salvador. A tradicional embarcação, que desde 1892 conduz a imagem do Senhor Bom Jesus dos Navegantes, foi impedida de ir ao mar, pela primeira vez em 2018, devido a problemas estruturais.

Para que a galeota voltasse a participar dos festejos, foi montada uma Comissão Especial para Restauro da Galeota, que realizou campanhas para arrecadar recursos. O conserto foi concluído no fim do mês de novembro. Porém, o empréstimo utilizado para iniciar o processo ainda não foi sanado, segundo informações da Arquidiocese.

“Quando, no ano passado, fui informado pela Irmandade que não haveria a possibilidade de usar a galeota, porque não estava dentro da garantia de segurança, eu percebi, logo quando o povo foi tomando consciência, a dor profunda sentida por isso. Mesmo assim, a procissão foi realizada com a ajuda da Marinha. Mas eu vi que ficou no coração do povo aquele sentimento de vazio e aí em 2019 começamos este projeto, mas eu disse: quem vai ter que restaurar é o povo”, disse Dom Murilo, em nota.

Além da restauração da embarcação, a Arquidiocese pretende requalificar o espaço atual que abriga a galeota. A intenção é torná-la atração turística, dentro de um dique molhado com vista para o Largo da Boa Viagem, em uma espécie de estaleiro multiuso. Construída em 1741, a Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem também será restaurada.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar Mais Por Pedro Silveira Leite
Carregar mais em Cultura Itapagipe
Comentários fechado.

Vejam também

Mais uma cobra foi encontrada na Paralela

Moradores do Condomínio Amazônia, na Avenida Paralela, encontraram, nas primeiras horas da…