Home Colunistas Mateus Mozart Dórea Já é Carnaval, Cidade

Já é Carnaval, Cidade

4 min read
Comentários desativados em Já é Carnaval, Cidade
0
94

Chegou uma das festas mais bonitas que os brasileiros expressam toda a sua forma de alegria. O carnaval desde o tempo de outrora é sinal e sinônimo de fantasias e diversões. Há diversos tipos de foliões: os veteranos, os calouros, os mirins, os da terceira idade e até mesmo os que estão por vir em novembro – após os 9 meses da folia. Sim, há variações de ritmos, estilos e formas para se divertir. Festa que aqui na Bahia se norteia na democracia, nos blocos que chamamos de pipoca.

A palavra carnaval tem sua origem muito duvidosa quanto o que realmente significa. Muitos são os historiadores que dizem que  a palavra significa: “carne vale” que quer dizer adeus carne – forma de remeter-se ao início da quaresma após a festa. Outros dizem que é a festa da carne, do prazer e da azaração. Além disso tudo, o carnaval em si hoje em dia resume-se em uma tradição que movimenta a economia, o turismo e traz uma semana de muita diversão, música e arte.

Aqui em Salvador para nós todos os dias é carnaval. Esse período momesco é o período da consumação de toda nossa preparação. Aqui há algum tempo atrás já tivemos as escolas de samba. Sim! Na década de 60 e 70 a nossa Bahia, nossa capital tinha suas agremiações. Com o passar do tempo, o novo foi chegando e dando espaço aos trios elétricos e o axé music. Mas o samba de outrora resistiu e se inovou com tudo isso. Na quinta-feira de carnaval, especialmente na avenida, lá estão eles: os blocos de samba que embelezam as ruas do centro da cidade e grita: nós somos os primazes disso tudo.

Enfim, a festa começou! É preciso muita cautela e moderação na bebida, na azaração e no sexo. É preciso valorizarmos todos os circuitos: Pelourinho, Centro da cidade – a avenida, o circuito da Barra e os diversos sons espalhados em bairros e locais para as diversas tribos musicais. Aqui todos são bem vindos, aqui realmente a democracia se faz presente. Você pode se divertir pagando ou não. Você escolhe, você é o protagonista para que tudo ocorra realmente em plenas fantasias e diversões. Já é carnaval, cidade!

Por Mateus Mozart Dórea – Filósofo pelo destino – Graduando em Direito pela Universidade Católica do Salvador.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar Mais Por Mateus Mozart Dórea
Carregar mais em Mateus Mozart Dórea
Comentários fechado.

Vejam também

Meu Voluntariado No Hospital Irmã Dulce

Conheci as Obras Sociais Irmã Dulce no mês de fevereiro de 2015. Naquele ano fui enviado p…