Home Entretenimento Cultura Laroiê : Exu é tema de mostra artística especial em Salvador neste sábado

Laroiê : Exu é tema de mostra artística especial em Salvador neste sábado

3 min read
Comentários desativados em Laroiê : Exu é tema de mostra artística especial em Salvador neste sábado
0
408

Uma mostra artística especial movimentará o sábado (30) em Salvador. O Seminário “Caminhos que levam a Exu” reunirá música, dança, literatura e artes visuais, das 9h às 17h, no Teatro Jorge Amado.

O evento, que é realizado pelo Centro de Umbanda Caboclo Taperoá (CUCT), entrará no universo místico do Orixá e das linhas de trabalho que se desenvolveram em seu nome na Umbanda. Um dos pontos que serão abordados é a discriminação que ronda Exu, originada pela hostilidade e racismo religioso.

Com vagas limitadas, as inscrições podem ser feitas pelo site www.sympla.com.br e na bilheteria do Teatro até a data do evento. Os ingressos custam R$ 30.

Na programação estão quatro mesas temáticas com palestras de Pai Rafael, do Centro Umbandista Maria da Piedade; Pai Leandro, da Casa de Sultão das Matas; Mawó Adelson de Brito, da Casa da Azansú; e Pai Fábio de Oxum, do CUCT. Cada um deles tratará um aspecto diferente sobre Exu.

Haverá também performances das cantoras Márcia Short e Márcia Freire, que fazem pocket shows com músicas de carreira e saudações aos orixás; do Bloco Afro Bankoma, que apresenta uma esquete teatral, com dança, canto e banda, em louvor a Exu; o grupo coral Divinas, sob a regência do maestro Cícero Alves; o bailarino Nadson Cavalcanti, que interpreta a coreografia “Abre Caminhos”, criada e dirigida Tiago Trindade; e o balé do CUCT, que interpreta a canção Pemba Laka, do grupo Playing for Change.

Outros atrativos serão a exposição e venda dos livros, artbooks e pôsteres de Orixás do ilustrador e quadrinista Hugo Canuto; o projeto Afrocantos Coloridos, do educador, músico e poeta Gabas Machado, com plantas que remetem à cultura Afro e recital de poemas e canções em voz e violão; acervo especializado em literatura sobre a religiosidade de matriz africana e títulos sobre africanidades em geral, em parceria com a livraria LDM e a editora Madras; e lojinha de produtos místicos.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar Mais Por Pedro Silveira Leite
Carregar mais em Cultura
Comentários fechado.

Vejam também

MAB recebe debate sobre feminismo negro

Uma mesa de reflexões será realizada no Museu de Arte da Bahia (MAB), no próximo dia 24 (q…