Home Destaque do Dia Mesmo com retirada de 20 toneladas de lixo por mês, população convive com sujeira nos ônibus de Salvador

Mesmo com retirada de 20 toneladas de lixo por mês, população convive com sujeira nos ônibus de Salvador

4 min read
Comentários desativados em Mesmo com retirada de 20 toneladas de lixo por mês, população convive com sujeira nos ônibus de Salvador
0
105

Diariamente, passageiros de Salvador lidam com veículos em péssimas condições de higiene, apresentando até baratas e outros insetos. Apesar de limpezas serem feitas todos os dias dentro dos coletivos soteropolitanos, com uma retirada média de cerca de 20 toneladas de lixo mensalmente, o problema persiste.

A designer Bianca Castro, de 22 anos, conta que diversas vezes já tocou em lixos sem querer e já viu insetos nos coletivos. “Quando ia me ajeitar no banco, sempre botava a mão em algum chiclete velho que estava grudado na cadeira. Quando estava indo para a faculdade era comum presenciar baratas subindo e descendo a janela passando pelo canto do banco”, relembra

Já a estudante Adriele Alvim, 18, passou por uma situação ainda mais desconfortável. “Estava voltando de um show no fim de semana pela noite, não tinha muitas pessoas no ônibus por conta do horário, mas ainda assim o trânsito tava lento, avistei uma barata pela janela e na mesma hora ela ‘se jogou’ na minha blusa. Lembro de ter dificuldade pra tirar, enfiei a mão na blusa e fiquei com o peito de fora até conseguir tirar”, relata.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Mobilidade (SEMOB), em conjunto com a Integra, concessionária responsável pelos ônibus na capital baiana, o lixo dos coletivos é recolhido todas as noites ao final do expediente. Para auxiliar na limpeza, varrições complementares durante o dia também são feitas. Após a coleta, os resíduos são colocados em lixeiras específicas nas garagens. O lixo recolhido não é reciclado.

De acordo com a SEMOB, todos os ônibus possuem um certificado de dedetização fixado no próprio veículo o qual apresenta dados como data de validade e o responsável pela autenticação do documento. A regulamentação da limpeza é feita por equipes especializas e monitoradas pelo supervisor e pelo gerente operacional de cada garagem.

Com o intuito de reduzir o excesso de detritos, a prefeitura e as empresas têm um programa de divulgação chamando os usuários a colaborarem com a limpeza do transporte público não jogando o lixo no piso dos veículos. Atualmente, está no ar campanha que visa a reforçar o conceito de “Lixo no Lixo”. A ação é relembrada de tempos em tempos e é divulgada por meio de emissoras de rádio, redes sociais, cartazes nos ônibus e banners nas estações.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar Mais Por Pedro Silveira Leite
Carregar mais em Destaque do Dia
Comentários fechado.

Vejam também

Grupos religiosos e famosos se revoltam com especial do Porta dos Fundos com Jesus gay

O filme produzido pelo Porta dos Fundos e divulgado pela Netflix, intitulado “A última ten…