Home Itapagipe Muita ousadia ! Ocupantes protestam contra corte de energia no antigo Hospital Couto Maia

Muita ousadia ! Ocupantes protestam contra corte de energia no antigo Hospital Couto Maia

6 min read
Comentários desativados em Muita ousadia ! Ocupantes protestam contra corte de energia no antigo Hospital Couto Maia
0
360

Um grupo formado por dezenas de famílias sem-teto protesta contra corte de energia no antigo Hospital Couto Maia, na manhã desta quarta-feira, 11, no bairro do Monte Serrat, em Salvador.

Cerca de 100 pessoas moram na antiga unidade atualmente. São famílias formadas por adultos, idosos e aproximadamente 50 crianças que não têm outro lugar para viver. Sem energia, os ocupantes ficaram sem ter como armazenar alimentos na geladeira, usar o fogão elétrico e tiveram que improvisar um fogão à lenha para cozinhar o almoço.

Em nota, a Coelba informou que suspendeu o fornecimento de energia do antigo hospital por solicitação da Secretaria de Saúde do Estado e que o solicitação do desligamento pelo titular da unidade consumidora está prevista na resolução 414 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Denúncia

Os moradores denunciam que o governo do Estado foi contra à lei para desligar a luz do local. “Ontem à noite, eles vieram para cortar a luz e isso é algo contra à lei. Este tipo de procedimento só pode ser feito pela manhã e pela tarde. O governo do Estado está descumprindo qualquer tipo de legislatura, qualquer tipo de lei, que garanta a vida das pessoas, porque eles acabaram de cortar a nossa luz, com um aparato militar gigantesco”, criticou o coordenador nacional da Movimento de Luta dos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), Victor Aicau.

O porta-voz ainda pontuou que esta prática é semelhante a do governo federal, que, na visão deles, vêm cortando os benefícios do cidadão. “O governo do Estado segue uma postura, na opinião das famíliaes que estão aqui, igualmente a do governo federal, de cortar o projeto ‘Minha Casa, Minha Vida’, de cortar os programas que o governo federal vem cortando. Então, em nossa opinião, Rui Costa precisa se posicionar, precisa devolver a luz para estas famílias. Tem mãe de família, pai, crianças aqui dentro”, apontou.

O representante da coordenação municipal do MLB, Filipe Bacelar, também lamentou a situação atual dos moradores. “Somos trabalhadores, gente de bem. Temos 54 crianças aqui dentro. Eu pergunto a Nelson Pelegrino como é que vão ficar estas crianças? Sendo que ele chegou aqui com a gente, negociou algo e está fazendo outro. A proposta deles, inicialmente, foi de trazer auxilio aluguel. Estávamos em negociação. Na segunda, a gente conversou com ele e ficou tudo tranquilo”, contou.

Equipes do governo e da polícia foram enviadas ao local | Foto: Shagaly Ferreira | Ag. A TARDE
Equipes do governo e da polícia foram enviadas ao local | Foto: Shagaly Ferreira | Ag. A TARDE

No local, a reportagem do Portal A TARDE visualizou guarnições da 17ª Companhia Independente da Polícia Militar nas imediações do imóvel ocupado.

Corte de água

Além do corte de energia, a interrupção de água também foi registrada. A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informou que realizou o corte da ligação de água, na quarta-feira,10, cumprindo solicitação do Governo do Estado.

Prepostos da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur) também foram vistos no prédio, nesta manhã. A reportagem do Portal A TARDE procurou a assessoria da pasta para obter informações sobre a ação realizada no local, mas ainda não obteve retorno.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar Mais Por Pedro Silveira Leite
Carregar mais em Itapagipe
Comentários fechado.

Vejam também

Alisson quer reeditar parceria com Léo Ceará no Vitória

Apresentado oficialmente pelo Vitória nesta segunda-feira (20), o atacante Alisson Farias …