Home Colunistas Mulheres, Cadê Vocês?

Mulheres, Cadê Vocês?

3 min read
Comentários desativados em Mulheres, Cadê Vocês?
0
109

As mulheres em Salvador, segundo o TSE, correspondem a 56% do eleitorado. Em 2012 a cidade soteropolitana elegeu 5 mulheres e em 2016 foram 8. Agora, nesse ano, temos 9 mulheres eleitas entre 43 cadeiras disponíveis no legislativo municipal.

Podemos notar um aumento em cada ano eleitoral das mulheres eleitas e ocupando mais cadeiras na câmara, mas ainda não é o suficiente. Uma candidatura que chamou atenção foi as “Pretas por Salvador”, candidatura essa coletiva que reuniu três co-vereadoras e que levou à eleição da advogada Laina Crisóstomo a qual faz parte do coletivo.

As mulheres quando se unem, ganham espaço e mais ainda, ocupam o lugar aonde já deveriam estar. Foi o que disse a atriz americana Michelle Williams quando recebeu um prêmio: ““Mulheres, em eleições, votem em mulheres como a gente. Os homens fazem isso. E é por isso que o mundo se parece tanto com eles.”

Essa palavra traz realidade. Aonde os homens mais ocupam, só irão os beneficiar. Muitos homens nunca irão saber a necessidade de muitas mulheres por terem nascido em um ambiente machista e patriarcal. É no cenário da política que tudo se transforma e ressoa a igualdade quando lá a mulher se encontra.

Em suma, lugar de mulher é aonde ela quiser. E aqui para nós, as candidaturas coletivas, as individuais como um todo devem se fortalecer ainda mais nos próximos pleitos. Cabem à nós a valorização e a percepção que as mulheres são maioria no eleitorado e que elas devem votar nelas, devem se abraçar e assim valer uma palavra rica: a sororidade.

Por Mateus Mozart Dórea – Filósofo pelo Destino –  Graduando em Direito pela Universidade Católica do Salvador.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar Mais Por Mateus Mozart Dórea
Carregar mais em Colunistas
Comentários fechado.

Vejam também


Ribeira do Pombal: Mãe é presa por consentir estupro da filha

Uma mulher teve o mandado de prisão preventiva cumprido, no município de Ribeira do Pombal…