Home Itapagipe Cultura Itapagipe Novenário em preparação à Festa do Senhor do Bonfim começa hoje 09/01

Novenário em preparação à Festa do Senhor do Bonfim começa hoje 09/01

8 min read
0
0
523

Para homenagear o Senhor do Bonfim, milhares de fiéis devem subir a Colina Sagrada, a partir desta quinta-feira (9/1) até o próximo dia 18 de janeiro, durante o novenário em preparação à Festa que, este ano, será no dia 19. Os festejos terão como tema central “Senhor do Bonfim, 275 anos de devoção, veneração e proteção”, e como lema “Ontem, hoje e sempre sob a sombra da Tua cruz”. A temática escolhida remete ao Ano Jubilar, proclamado em abril de 2019, com o objetivo de comemorar os 275 anos da chegada da imagem do Senhor do Bonfim a Salvador.

A abertura do novenário será marcada pelo hasteamento da bandeira do Senhor do Bonfim, em frente ao panteão da Praça da Colina, às 18h30. O novenário segue até o dia 18 de janeiro (exceto no dia 16 quando ocorre a Lavagem), sempre às 19h.  No dia 16 de janeiro, ocorrerá a tradicional Lavagem das escadarias da Basílica e a 7ª edição da Caminhada de Corpo e Alma, que sairá da Basílica da Conceição da Praia (Comércio), às 7h, e seguirá em direção à Colina Sagrada.

O andor que levará a imagem do Senhor do Bonfim será conduzido numa grande caravela, alegoria produzida pelo artista plástico, Zaca Oliveira, para recordar a sua chegada a Salvador no dia 18 de abril de 1745. A caravela será ladeada por um pano azul que simbolizará o mar. Ao chegarem à Colina Sagrada, os participantes serão acolhidos com um show de músicas religiosas. O padre Edson Menezes da Silva transmitirá, da janela central da Basílica, uma mensagem alusiva ao Ano Jubilar e concederá a todos uma bênção, apresentando a imagem do Senhor do Bonfim.

A programação do dia festivo (19/1) terá início com a alvorada às 5h. Haverá Missas às 5h, 6h, 7h30, 9h, e 15h. O Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, scj, presidirá a Missa Solene e concederá a Bênção Apostólica, às 10h. A partir das 16h, os fiéis participarão da Procissão dos Três Pedidos, que sairá da Igreja dos Mares. Na chegada à Colina, os devotos serão motivados a apresentar ao Senhor os seus pedidos. Os festejos serão encerrados com a oração do Ano Jubilar, bênção do Santíssimo Sacramento e queima de fogos de artifício.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA FESTA DO SENHOR DO BONFIM 2020

09/01 – quinta-feira, às 18h30 – Hasteamento da Bandeira do Senhor Bom Jesus do Bonfim, em frente ao panteão da praça da Colina, dando início a programação da festa 2020.

19h – 1ª noite da novena

Pregador: Pe. Maurício da Silva Ferreira.

Dia 10 – Sexta-feira, às 19h – 2ª noite da novena

Pregador: Pe. Ademar Dantas dos Santos, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Assunção, Itaigara.

Dia 11 – Sábado, às 19h – 3ª noite da novena

Pregador: Pe. Manoel de Oliveira Filho, pároco da Paróquia Ascensão do Senhor, Centro Administrativo da Bahia – CAB.

Dia 12 – Domingo, às 19h – 4ª noite da novena

Pregador: Pe. Gilson Magno dos Santos, capelão da Capela Nossa Senhora da Vitória, Canela.

Dia 13 – Segunda-feira, às 19h – 5ª noite da novena

Pregador: Pe. Alex Almeida, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, Dias D’Ávila – Diocese de Camaçari.

Dia 14 – Terça-feira, às 19h – 6ª noite da novena

Pregador: Pe. Edmilson Santos do Costa, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Ò, Paripe.

Dia 15 – Quarta-feira, às 19h – 7ª noite da novena

Pregador: Pe. Sérgio Ricardo Gomes de Freitas, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Periperi.

Dia 16 – Quinta-feira – Tradicional Lavagem das Escadarias da Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim, às 7h – Saída da 7ª Caminhada (Lavagem de Corpo e Alma) da Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia (Comércio), conduzindo a imagem peregrina do Senhor do Bonfim. Ritual da Lavagem das escadarias da Basílica.

Dia 17 – Sexta-feira, às 19h – 8ª noite da novena

Pregador: Pe. Welington Silva, C.Ss.R, vigário do Santuário Divino Pai Eterno – Trindade – GO e apresentador da TV Pai Eterno.

Dia 18 – Sábado, às 19h – 9ª noite da novena

Pregador: Pe. Alberto Monte Alegre Vieira Neves.

Dia 19 de janeiro –  Domingo – Dia da Festa

5h – Alvorada

Horários das Missas: 5h6h, 7h30, 9h e 15h

10h – Missa Solene presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger.

16h – Procissão dos Três Pedidos. Local de saída: Matriz da Paróquia Nossa Senhora dos Mares, localizada no Largo dos Mares.

Após a chegada da procissão, haverá o encerramento com oração do Ano Jubilar, bênção do Santíssimo Sacramento e queima de fogos de artifício.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar Mais Por Redação
Carregar mais em Cultura Itapagipe
Comentários fechado.

Vejam também

Dois internos fogem pelo telhado do Hospital de Custódia na Baixa do Fiscal

Dois internos fugiram pelo telhado do Hospital de Custódia e Tratamento (HCT), que fica na…