Home Notícias PF indicia 13 funcionários da Vale e da TÜV SÜD por falsidade ideológica no caso Brumadinho

PF indicia 13 funcionários da Vale e da TÜV SÜD por falsidade ideológica no caso Brumadinho

3 min read
Comentários desativados em PF indicia 13 funcionários da Vale e da TÜV SÜD por falsidade ideológica no caso Brumadinho
0
69

A Polícia Federal (PF) indiciou, na noite de quinta-feira (19), sete funcionários da mineradora Vale e seis membros da consultora TÜV SÜD pelos crimes de falsidade ideológica e uso de documentos falsos. As duas empresas também foram indiciadas.

As ações são resultado de uma primeira parte das investigações sobre o rompimento da barragem I da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, na Grande BH, em 25 de janeiro deste ano. Até o momento, a tragédia deixou 249 mortos identificados e 21 pessoas continuam desaparecidas.

Esses documentos permitiram que a barragem seguisse funcionando normalmente mesmo com critérios de segurança abaixo dos recomendados pela própria mineradora e por padrões internacionais.

Já a imputação por documentos falsos acontece por dois registros de declarações de estabilidade junto a entidades governamentais, em 2017. Ao todo, a pena pode chegar a 18 anos de cadeia.

A PF aguarda, agora, a conclusão de perícias criminais para novos indiciamentos envolvendo crimes ambientais e os de homicídio. A expectativa é que os estudos indiquem um possível “gatilho” do rompimento da estrutura da barragem e, assim, fique possível determinar a responsabilidade individualizada nessas tipificações. Neste primeiro indiciamento, a PF focou nos crimes de falsificação de documentos.

O relatório também pede medida cautelar contra os indiciados proibindo os 13 funcionários de prestarem consultorias ou novos trabalhos nessa área.

Ao todo, o inquérito feito pela Delegacia de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente e Patrimônio Histórico (Delemap) possui mais de 6,5 mil páginas, 27 volumes e 16 apensos.

Fontes da corporação indicam que, entre os indiciados, está um executivo da consultora TÜV SÜD na Alemanha. Além dele, há, ainda, gerentes da diretoria de Geotecnia Corporativa, de Gestão de Estruturas Geotécnicas e Gestão de Riscos Geotécnicos da Vale, e coordenadores e engenheiros da TÜV SÜD.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar Mais Por Pedro Silveira Leite
Carregar mais em Notícias
Comentários fechado.

Vejam também

Grupos religiosos e famosos se revoltam com especial do Porta dos Fundos com Jesus gay

O filme produzido pelo Porta dos Fundos e divulgado pela Netflix, intitulado “A última ten…