Home Notícias Programa #vemprocentro terá incentivo para moradia na região do Comércio

Programa #vemprocentro terá incentivo para moradia na região do Comércio

5 min read
0
0
142

A prefeitura de Salvador lançou nesta segunda-feira, 9, a hashtag #vemprocentro, um convite para a população e os visitantes de Salvador participarem de um movimento de transformação coletiva do espaço público no Centro Histórico, sobretudo o Comércio. Uma das iniciativas do programa será o estímulo à implantação de novas moradias no bairro.

“Vamos estimular que servidores públicos municipais adquiram imóveis no Comércio, oferecendo incentivos. Isso casa perfeitamente com a mudança de 80% dos órgãos públicos municipais para essa parte de Salvador até o final deste ano”, disse o prefeito ACM Neto durante coletiva concedida na manhã desta segunda.

O #vemprocentro abrirá, inicialmente, as ruas do Comércio para a população com atividades gratuitas nas áreas de esporte, arte, cultura, música, dança e gastronomia. Tudo isso com o objetivo de criar no local um ambiente urbano mais atrativo e convidativo para que se torne mais um ponto de opção de entretenimento e lazer da cidade.

O programa também prevê a criação do Circuito de Arte Urbana no Comércio, onde serão feitas intervenções de arte urbana em praças, ruas, mobiliários urbanos e fachadas. A expectativa é que essa ação esteja disponível para a população a partir de dezembro, com artistas selecionados pela Fundação Gregório de Mattos (FGM).

Além disso, a Avenida da França, que margeia o Porto de Salvador e o Terminal Náutico, será fechada parcialmente aos domingos. A ideia é que o local se estabeleça como um novo espaço para lazer, cultura e prática de esportes da capital baiana. A via se tornará propícia para quem quiser praticar corrida, cooper, andar de bike, skate ou patins.

Requalificação

O #vemprocentro integra as diversas ações do Salvador 360 em andamento, executadas ou planejadas para o Centro Histórico, como: as revitalizações da Rua Miguel Calmon, a principal do Comércio, das praças Marechal Deodoro, Cairu e da Inglaterra, esta última já inaugurada.

Com intuito de fortalecer ainda mais o Centro Histórico, a Prefeitura estabeleceu como meta estar com 80% de seus funcionários trabalhando nesta região. Algumas secretarias já contam com sedes novas nesta região, como a de Cultura e Turismo (Secult). A região já conta com um equipamentos estruturantes, a exemplo do Hub Salvador e, em breve, ganhará o Polo de Economia Criativa, os museus da Música e da História de Salvador, além do Arquivo Público Municipal.

No total estão sendo investidos cerca de R$ 300 milhões em todo o Centro Histórico de Salvador, contemplando também o Comércio.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar Mais Por Pedro Silveira Leite
Carregar mais em Notícias
Comentários fechado.

Vejam também

Prefeitura aciona polícia em ato de vandalismo contra escultura de Mãe Stella de Oxóssi

A Fundação Gregório de Mattos (FGM) registrou boletim de ocorrência na polícia em função d…