Home Bahia Só falcatrua! Fábrica de gelo abastecida por “gato de água” é descoberta em Ipitanga

Só falcatrua! Fábrica de gelo abastecida por “gato de água” é descoberta em Ipitanga

3 min read
Comentários desativados em Só falcatrua! Fábrica de gelo abastecida por “gato de água” é descoberta em Ipitanga
0
209

Equipes da Embasa flagraram uma fábrica de gelo sendo abastecida por ligação clandestina (gato) na manhã desta quarta-feira (17/07), no bairro de Ipitanga, em Lauro de Freitas. A operação de combate à fraude na rede distribuidora de água contou com o apoio das polícias Civil e Militar e do Departamento de Polícia Técnica.

Para despistar os policiais e técnicos da Embasa, um funcionário da fábrica chegou a solicitar um carro-pipa para justificar o abastecimento do imóvel, que estava com a ligação cortada por falta de pagamento. “Mas a equipe insistiu, realizou as escavações e identificou um ramal clandestino desviando água da rede”, contou a gerente comercial da empresa que acompanhou a operação.

O responsável pelo estabelecimento, que não estava presente no momento da ação, será chamado para prestar esclarecimentos na 27ª Delegacia de Polícia, localizada no município. A dívida atualizada do imóvel, com cinco contas em aberto, chega a R$ 57 mil. “Além de precisar regularizar a situação, será calculada a estimativa de consumo durante o período que o imóvel estava sem abastecimento regular e cobrada multa”, detalhou a gestora.

Qualquer intervenção no hidrômetro e na rede distribuidora de água com o intuito de furtar água é crime e o infrator está sujeito ao cumprimento das penalidades previstas no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro, que qualifica a prática de furto de água como crime contra o patrimônio, sujeita a pena de reclusão além de multa.

Desde 2017, uma parceria de sucesso com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia já identificou mais de 180 irregularidades em imóveis residenciais e comerciais na Região Metropolitana de Salvador. Esses “gatos” desviaram cerca de 50 milhões de litros por ano, sendo que o débito com a Embasa chega a mais de R$ 3 milhões.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar Mais Por Pedro Silveira Leite
Carregar mais em Bahia
Comentários fechado.

Vejam também

Inscrições de concurso para Escola Naval da Marinha foram reabertas.

Agência Brasil A Marinha do Brasil reabriu ontem (21) as inscrições para o concurso de adm…