Home Bahia Só falcatrua! Fábrica de gelo abastecida por “gato de água” é descoberta em Ipitanga

Só falcatrua! Fábrica de gelo abastecida por “gato de água” é descoberta em Ipitanga

3 min read
Comentários desativados em Só falcatrua! Fábrica de gelo abastecida por “gato de água” é descoberta em Ipitanga
0
263

Equipes da Embasa flagraram uma fábrica de gelo sendo abastecida por ligação clandestina (gato) na manhã desta quarta-feira (17/07), no bairro de Ipitanga, em Lauro de Freitas. A operação de combate à fraude na rede distribuidora de água contou com o apoio das polícias Civil e Militar e do Departamento de Polícia Técnica.

Para despistar os policiais e técnicos da Embasa, um funcionário da fábrica chegou a solicitar um carro-pipa para justificar o abastecimento do imóvel, que estava com a ligação cortada por falta de pagamento. “Mas a equipe insistiu, realizou as escavações e identificou um ramal clandestino desviando água da rede”, contou a gerente comercial da empresa que acompanhou a operação.

O responsável pelo estabelecimento, que não estava presente no momento da ação, será chamado para prestar esclarecimentos na 27ª Delegacia de Polícia, localizada no município. A dívida atualizada do imóvel, com cinco contas em aberto, chega a R$ 57 mil. “Além de precisar regularizar a situação, será calculada a estimativa de consumo durante o período que o imóvel estava sem abastecimento regular e cobrada multa”, detalhou a gestora.

Qualquer intervenção no hidrômetro e na rede distribuidora de água com o intuito de furtar água é crime e o infrator está sujeito ao cumprimento das penalidades previstas no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro, que qualifica a prática de furto de água como crime contra o patrimônio, sujeita a pena de reclusão além de multa.

Desde 2017, uma parceria de sucesso com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia já identificou mais de 180 irregularidades em imóveis residenciais e comerciais na Região Metropolitana de Salvador. Esses “gatos” desviaram cerca de 50 milhões de litros por ano, sendo que o débito com a Embasa chega a mais de R$ 3 milhões.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar Mais Por Pedro Silveira Leite
Carregar mais em Bahia
Comentários fechado.

Vejam também

127 mil beneficiários do “bolsa familia” podem perder auxílio em Salvador

Os beneficiários do Bolsa Família em Salvador têm até o dia 30 de dezembro para realizarem…