Home Destaque do Dia Toffoli nega voto aberto para presidente da Câmara Federal

Toffoli nega voto aberto para presidente da Câmara Federal

2 min read
Comentários desativados em Toffoli nega voto aberto para presidente da Câmara Federal
0
39

A eleição para presidência da Câmara Federal será secreta conforme reza o regimento do legislativo. A decisão foi tomada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) após analisar um pedido de abertura do processo eleitoral impetrado pelo deputado federal eleito Kim Kataguri (DEM-SP).

“A escolha da Mesa Diretiva importa, para além de uma seleção do dirigir administrativo da Casa, uma definição de ordem política, intimamente relacionada à natural expressão das forças político-ideológicas que compõe as casas legislativas – que se expressa, por exemplo, na definição das pautas de trabalho e, portanto, no elenco de prioridades do órgão – impactando diretamente na relação do Poder Legislativo com o Poder Executivo. Essa atuação, portanto, deve ser resguardada de qualquer influência externa, especialmente de interferências entre Poderes”, afirmou o ministro.

“Por se tratar de ato de condução interna dos trabalhos, ou seja, interna corporis, o sigilo dessa espécie de votação, também no âmbito do Poder Judiciário, se realiza sem necessidade de que os votos sejam publicamente declarados”, escreveu o presidente do STF.

Também será analisada por Toffoli um recurso de uma liminar do ministro STF, Marco Aurélio de Mello, sobre a abertura do voto na eleição para mesa diretora do Senado Federal.
Fonte : Bnews

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar Mais Por Pedro Silveira Leite
Carregar mais em Destaque do Dia
Comentários fechado.

Vejam também

Antigo negócio lucrativo, alvarás de táxi desvalorizam quase 90

Autorização que chegava a custar R$ 125 mil hoje é encontrada por R$ 15 mil Houve um tempo…