Home Automotivo Trânsito Calmo trará mais segurança viária à população de Salvador

Trânsito Calmo trará mais segurança viária à população de Salvador

5 min read
Comentários desativados em Trânsito Calmo trará mais segurança viária à população de Salvador
0
101

A Região de Trânsito Calmo (RTC) terá a Pituba como localidade-piloto,  o novo conceito de intervenções viárias, é empregado em países como Estados Unidos, Canadá e Bélgica e tem como foco na segurança do trânsito de veículos e pedestres. Os detalhes foram apresentados na noite desta terça-feira (8) pelo prefeito ACM Neto e pelo titular da Transalvador, Fabrizzio Muller, em cerimônia realizada na Rua Ceará.

Também estiveram presentes na ação o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, Bruno Reis, autoridades e população. As obras de implantação do RTC já foram iniciadas e devem ser concluídas em torno de 90 dias. O conjunto de medidas consiste em uma série de obras de engenharia viária, que envolvem mudanças buscando a redução na velocidade do tráfego de veículos e o aumento da segurança de pedestres e ciclistas.

O prefeito afirmou que as ações promovidas pela administração municipal na área de trânsito têm o intuito de preservar vidas. “Está sendo feito esse projeto em toda essa região da Pituba, que terá mais de dez ruas inteiramente remodeladas e limitação do trânsito em 40km/h, valorizando principalmente o pedestre. Além das mudanças viárias, também são destaques no projeto a valorização do paisagismo, acessibilidade, sinalização, alargamento de passeios e o aumento da malha cicloviária”, elencou ACM Neto.

Fabrizzio Muller explicou que esse é um projeto que já vem sendo estudado há bastante tempo para cidade. “Havia um desejo de implementar essa ideia em uma região maior e foi escolhida a Pituba, por ser uma região que há um diálogo muito bom com esse conceito, em função do grande adensamento de pessoas e pelo bairro estar passando por um processo de requalificação dos espaços públicos, o que traz os cidadãos para a rua e, para isso, é preciso dar segurança aos pedestres, ciclistas e veículos”, relatou.

Alterações

Em algumas vias, como na Rua Minas Gerais, os passeios serão alargados nas interseções, onde serão implantadas faixas de pedestres elevadas. Com isso, o espaço de travessia será menor, garantido a proteção dos pedestres. Essa mudança nas calçadas coibirá também o estacionamento próximo às esquinas, infração prevista no Código de Trânsito Brasileiro (art. 181, I).

Muitas das intervenções que serão adotadas são de baixo custo e de rápida implantação, como a renovação e modernização das sinalizações horizontais e verticais. Também haverá a reformulação da geometria viária com o objetivo de disciplinar o tráfego em determinadas vias. Algumas rotatórias existentes, como as das ruas Amazonas, São Paulo e Ceará, serão readequadas para otimizar o fluxo. Aliado a isso, o projeto contempla também abrir o trânsito em algumas ruas.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar Mais Por Pedro Silveira Leite
Carregar mais em Automotivo
Comentários fechado.

Vejam também

Unidade móvel do TRE oferece cadastramento biométrico na praça do Senhor do Bonfim !

Começou na última segunda-feira (18), e vai até a próxima sexta-feira (22), os serviços de…