Home Cultura Vandex recebe o poeta Claudius Portugal no programa Poesia Incendiária

Vandex recebe o poeta Claudius Portugal no programa Poesia Incendiária

8 min read
Comentários desativados em Vandex recebe o poeta Claudius Portugal no programa Poesia Incendiária
0
86

Poesia Incendiária é um programa na web de poesias apresentado pelo músico, produtor musical e compositor, Evandro Botti (mais conhecido como Vandex) e que exibe no próximo dia 25 de abril (quinta-feira), às 20h30, ao vivo pelo site www.poesiaincendiaria.com, uma entrevista com o poeta Claudius Portugal.

O projeto, com apoio do estúdio Transe, tem patrocínio do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

O objetivo é divulgar e difundir o trabalho poético de escritores e artistas da cena literária baiana. No site também estão disponíveis textos, fotos, vídeos sobre poesia, transmissões ao vivo, via streaming, programas mensais com declamações de poetas, entrevistas e discussões sobre temas literários.

No programa Poesia Incendiária é convidado um poeta expoente da cena baiana, que além de falar de sua produção artística, declama suas obras com ajuda de uma trilha musical criada, ao vivo, pelo Punk Bossa Trio. A música, além de criar um clima mais propício para as declamações, sofrerá também a influência das poesias declamadas, criando assim um interessante ciclo de inter-relações semióticas.

O projeto começou em outubro de 2018 com o poeta José Inácio vieira de Melo. Depois da sua estreia foram transmitidos programas com os mais renomados poetas da cena baiana como: Iolanda Pires, Jovina Souza e João Vanderlei de Moraes Filho.

Poesia Incendiária é uma excelente oportunidade tanto para os amantes da poesia como também para poetas atuantes, uma vez que consegue unir todos os interessados em tempo-real através das aclamadas mídias sociais e do seu site na web (www.poesiaincendiaria.com). Todos os interessados em participar como declamadores ou mesmo apenas ouvintes devem se inscrever na página principal do site do projeto.

INTERATIVIDADE

 

Toda essa criação poético-musical ainda poderá sofrer a influência dos espectadores através de mensagens interativas criadas em plataformas popularmente consagradas como o Twitter e o Facebook. Todas as mensagens enviadas pelos fãs poderão ser lidas em tempo real, possibilitando assim uma real interferência do público tanto nos bate-papos como nas declamações.

O renomado cantor e compositor Evandro Botti (Vandex) é o apresentador dos programas, ao longo de sua carreira Vandex já vem realizando transmissões de webtv musical desde 2009.

Depois de transmitidos “ao vivo” os recitais ficarão disponíveis no Youtube, para deste modo possibilitar a continuidade na promoção e difusão dos poetas e de seus trabalhos literários.

O projeto Poesia Incendiária quer não só criar um espaço de difusão e promoção da poesia baiana, mas servir como um ponto de encontro, e uma poderosa ferramenta de concatenação humana, capaz de criar relações, parcerias, movimentos e amizades.

A cena poética baiana sempre foi muito rica, e possuiu um grande público. Além de oferecer um conteúdo de qualidade para escritores, estudantes, artistas e fãs de poesia, a intensão é permitir a conexão entre essas pessoas. O poder da interatividade, que só a internet é capaz de fornecer, é fundamental para isso.

A Bahia já revelou grandes poetas para o mundo como: Castro Alves, Gregório de Matos, Wally Salomão, Afonso Manta, Antônio Risério etc. Precisamos fazer com que o estado seja novamente uma referência literária nacional e mundial.

Com a internet é possível promover encontros periódicos entre grandes artistas como também manter um acervo de obras e de performances dos maiores poetas baianos da atualidade.

CLAUDIUS PORTUGAL

Claudius Portugal nasceu na Bahia, Salvador, em 1951. Começou publicando no Rio de Janeiro, em 1975, Carta à família; Depois Em mãos. Volta para a Bahia. Em 1985, Olho de gato; Posteriormente lança Notas bandalhas; Depois wxyz. Em seguida Águas e Duende. Em 2000, Texto táctil. Em 2012 volta novamente ao livro com a série Comparsas, com os artistas visuais Sergio Rabinovitz, Fluxo; Bel Borba, Em teu nome; Valéria Simões, Só danço samba; Andréa Fiamenghi, Paredes planas; Luiz Humberto de Carvalho, Registro civil. Em 2014, umlugaroutros. Em 2018, margensàmargem. Em 2019, Caixa postal, com desenhos de Vanessa Girardi. Durante este percurso escreveu para jornais, revistas, rádios, blogs e apresentou e dirigiu programas de tv; teve peças e roteiros encenados; escreveu sobre artes visuais para jornais, revistas e livros, como autor ou colaborador. Durante todo o tempo, editor de livros e revistas, como a EXU, da Fundação Casa de Jorge Amado.

SERVIÇO

O que? Programa Poesia Incendiária com o poeta Claudius Portugal

Quando? 25 de abril (quinta-feira), às 20h30.

Onde? Ao vivo pelo site www.poesiaincendiaria.com

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar Mais Por Pedro Silveira Leite
Carregar mais em Cultura
Comentários fechado.

Vejam também

MAB recebe debate sobre feminismo negro

Uma mesa de reflexões será realizada no Museu de Arte da Bahia (MAB), no próximo dia 24 (q…