Home Notícias Vetores da doença de Chagas, barbeiros tiram sossego de moradores de Alphaville

Vetores da doença de Chagas, barbeiros tiram sossego de moradores de Alphaville

3 min read
Comentários desativados em Vetores da doença de Chagas, barbeiros tiram sossego de moradores de Alphaville
0
263

Quando levantou de madrugada para beber água, a farmacêutica Lorena Franchi, 37, deparou-se com um ponto preto na cortina. De longe, não reconheceu bem, mas ao se aproximar identificou que era um barbeiro, inseto vetor da Doença de Chagas. Assustada, Lorena imediatamente matou o bicho. O caso ocorreu há mais ou menos um mês, no bairro de Alphaville, onde ela mora. Só este ano, 210 amostras do inseto foram recolhidas para análise pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Deste total, 70% foi encontrado nos bairros de Alphaville e Le Parc e quase todos estavam contaminados. De acordo com a bióloga Eliaci Costa, subcoordenadora do CCZ, o aparecimento do inseto costuma acontecer a partir de setembro, quando as temperaturas por aqui ficam mais elevadas.

O surgimento do besouro na rotina dos moradores de Alphaville remonta a 2006, quando a área começou a ser desmatada para a construção de empreendimentos. Antigamente, os barbeiros costumavam aparecer somente nas áreas comuns dos imóveis, mas agora eles já vêm sendo encontrados no interior de casas e apartamentos e é nessa situação que os especialistas estão de olho.

Não mate!
Preocupada com o filho de dois anos, quando identificou o barbeiro, Lorena tratou logo de esmagá-lo, mas logo depois se informou que a recomendação é pegar o inseto com um saco ou frasco, guardar e acionar o CCZ para fazer a coleta. “Eu só soube depois através do grupo [de WhatsApp] do condomínio porque outras pessoas também encontraram e divulgaram que é possível notificar o órgão”, indicou. Por ser farmacêutica, ela aprendeu a identificar o barbeiro na faculdade, através das imagens nos livros e também da visualização ao vivo do próprio bicho.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar Mais Por Pedro Silveira Leite
Carregar mais em Notícias
Comentários fechado.

Vejam também

Jacaré de quase dois metros de comprimento é resgatado em ciclovia da Avenida Paralela

Equipes do Grupamento Especial de Proteção Ambiental (GEPA) resgatou neste domingo (24) um…